Angela Bassett se tornou um dos nomes mais influentes dentro do Universo Cinematográfico da Marvel nos últimos anos e alcançou o auge com “Pantera Negra Wakanda Forever“. A intérprete da Rainha Ramonda do segundo filme de Ryan Coogler para o UCM conquistou críticos e público com sua atuação, emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo. O trabalho de Angela Bassett se destacou tanto que ela recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por ele e também a indicação ao Oscar 2023.
Mas a vida e a carreira de Angela Bassett vai muito além do Universo Marvel Studios, como você confere a seguir:
Biografia
Atualmente com 64 anos de idade, Angela Evelyn Bassett nasceu no bairro de Harlem, no subúrbio de Nova York, e se interessou pelo mundo das artes através dos Jackson Five, grupo musical de Michael Jackson e seus irmãos. Desde então, ela se dedicou à música, dança e artes cênicas. Graduada em em estudos afro-americanos e artes dramáticas, Bassett realizou trabalhos como modelo e algumas peças de teatro em Nova York, até conhecer o diretor Lloyd Richard, que lhe abriria as primeiras portas na TV.
Estreou como atriz de TV em Search For Tomorrow, de 1985, e no ano seguinte, nos cinemas no filme F/X: Assassino sem Morte. Angela participou de diversas produções de Hollywood, mas só veio a se destacar com Malcolm X (1992), cinebiografia estrelada por Denzel Washington. Em 1993, viria a conquistar fama mundial.
Angela Bassett brilha como Tina Turner
Em 1993, Angela Bassett deu vida à Rainha do Rock’n’ Roll Tina Turner e conquistou todo o mundo. Como protagonista do drama musical “Tina”, a atriz enfim conquistou reconhecimento mundial, vencendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. No mesmo ano, Bassett foi indicada ao Oscar de Melhor atriz, porém não levou a estatueta.
Bassett se torna a Rainha Ramonda
Angela Bassett faz sua estreia no Universo Marvel em 2018, com o primeiro filme do Pantera Negra. Na franquia, a atriz assume o papel de Ramonda, a mãe de T’Challa e Shuri e matriarca de toda a nação de Wakanda. No primeiro filme com Chadwick Boseman, Ramonda é uma personagem secundária, mas já demonstra sua força e sabedoria como mãe do protagonista. Mas é em Pantera Negra: Wakanda Forever, de 2022, que a personagem se torna ainda mais emblemática para o UCM.
O segundo longa do Pantera Negra passou por uma grande reformulação em sua história após a morte prematura de Chadwick Boseman. O então protagonista da franquia lutou durante anos contra um câncer de cólon em segredo e continuou gravando suas participações como T’Challa até o falecimento que chocou o mundo em agosto de 2020. A Marvel, portanto, decidiu honrar Boseman e se despedir do Rei T’Challa em “Wakanda Forever“, dando ao filme um ar de luto e emoção. Foi justamente essa atmosfera carregada de
sentimentos que transformou “Wakanda Forever” no maior sucesso da Marvel Studios em 2022. Encerrando sua jornada nos cinemas, o filme se aproxima de US$900 milhões nas bilheterias e se destaca no quesito atuação.
Entregando uma das atuações mais emocionantes de todo o UCM, Angela Bassett se tornou a primeira atriz da Marvel Studios a receber uma indicação ao Oscar, um feito e tanto. Em resumo, nunca antes um membro do elenco do UCM recebeu indicação à maior premiação do cinema de Hollywood e mundial. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Angela celebrou o impacto que Ramonda trouxe aos espectadores:
“Eu adoro que o público tenha sido tão impactado. Um amigo me mandou uma mensagem, dizendo que todos no cinema estavam chorando. Eu gostaria de estar lá, teria sido interessante. Tenho recebido tantos textos.”
Angela Bassett quis mudar o destino de Ramonda
Curiosamente, quando recebeu o roteiro de “Pantera Negra: Wakanda Forever“, a atriz se opôs ao emocionante arco da Rainha Ramonda no filme. A própria atriz disse em declaração:
“Eu me opus. Sim, eu disse ‘Ryan, o que você está fazendo? Por quê? Você vai lamentar a morte [de Ramonda]. As pessoas vão ficar chateadas’. Ele disse ‘Angela, eu sei, eu sei, mas olha, a morte não é morrer nesse mundo. Não precisa significar isso’. Todo tipo de coisa maluca acontece.”
No fim das contas, o arco de Ramonda em “Wakanda para sempre” emocionou a todos e tornou Angela Bassett um símbolo de qualidade para a Marvel Studios. A indicação ao Oscar se mostra ainda mais importante para o estúdio nos dias atuais, pois o UCM se tornou alvo de duras críticas nos últimos anos. Martin Scorsese, Quentin Tarantino e outros não veem qualidade nos filmes da Marvel, porém Angela Bassett prova o contrário com sua atuação.
Enfim, Angela é atualmente uma das atrizes mais populares nos buscadores da internet e pode se tornar ainda mais icônica caso vença o Oscar 2023. A cerimônia de premiação da 95ª edição acontece no dia 12 de março. Será que Angela Bassett conquista a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante?
Esse post foi criado por Adailton Moraes, criador e redator do site Quartel General. Fique por dentro de tudo sobre o Universo Marvel e toda a cultura geek!
James Gunn fala sobre o futuro do Universo DC
Velma supera recorde negativo de “Dragon Ball Evolution” no IMDb
Deixe uma resposta